sexta-feira, julho 07, 2006

Coçar onde é preciso ou Curiosidades sobre Portugal

Assim se apelidou o espectáculo que a cidade da Praia teve o prazer de ver no passado dia 8 pelas mãos (ou melhor, pela arte) do conceituado actor português José Pedro Gomes no palco do Centro Cultural Português.
No público predominava a presença de portugueses, talvez mais por questões logísticas e de reconhecimento do actor, mas os cabo-verdianos que aí se encontravam respiraram ao mesmo ritmo, e reconheceram-se nas pequenas estóreas que foram apresentadas.
Enquadrado na actividade Março – Mês do Teatro levada a cabo pelo Centro Cultural Português/ Instituto Camões, o espectáculo predominantemente baseado em factos da realidade portuguesa, consegui no entanto apresentar um modo diferente de fazer teatro daquele a que o cabo-verdiano está habituado. One man show concerteza transmite a mensagem aos nossos fazedores de teatro que o actor, o seu corpo, a sua voz, a sua magia é o fundamental nesta arte nobre. Mesmo se socorrendo várias vezes de adereços, ficamos com a certeza que mesmo sem eles o espectáculo teria a mesma magia.
Consciencializemos os nossos agentes teatrais, que as grandes cenografias, os grandes figurinos, as grandes dramaturgias só por si nada fazem. O teatro é a actor e a sua energia.
Apesar de esta peça se basear em grande parte na realidade politica, social e económica de Portugal, mostrou no entanto as formas de falar nas coisas, e de que modo podemos tratar um assunto por mais sério que seja dum modo descontraído e sem tabus. Chega de levar tudo a sério, por vezes uma gargalhada é mais interventiva que uma palavra de ordem. Passando pela crítica aos Serviços Públicos, ao governo português e suas politicas, quase sempre o cabo-verdiano se reconheceu no discurso. Foi no entanto claro maior reacção efusiva quando os temas eram mais universais, como por exemplo, as questões do sexo, do futebol, etc. No inicio da peça o actor através de algumas referências concretas a Cabo Verde, conseguiu arrancar umas tantas gargalhadas que foram ecoando ao longo do espectáculo. Se, e como disse o actor, em Portugal as reacções foram mais efusivas, aqui na Praia o espectáculo foi bem recebido e bem digerido, deixando no rosto do espectador um sorriso de cumplicidade com as estórias e com o actor. Tivemos na sala não um riso popular e fácil que muitas vezes nos é dado, mas sim um riso inteligente e que permanecerá na memória do público.È essencial que os palcos de Cabo Verde sejam o veículo para o encontro com outras inteligências, com outras estéticas, para que o que aqui se faz cresça a bom tempo.
E o Centro Cultural Português tem sido um meio privilegiado para este crescimento.O espectáculo segue agora para se apresentar na cidade do Mindelo no próximo dia 10, sexta-feira.